Os 10 piores erros no gerenciamento de páginas no Facebook

Os 10 piores erros no gerenciamento de páginas no Facebook

O Facebook é uma das principais redes sociais para divulgação de empresas e fonte de tráfego para outros canais (sites, blogs, e-commerce, etc). O problema é que muitas pessoas cometem erros no gerenciamento de páginas no Facebook e eles podem comprometer todo o desempenho da página de uma marca.

Para evitar que isso aconteça com você, trouxemos uma lista com a seleção dos 10 erros mais comuns no Facebook. Se interessou? É só dar um play no vídeo acima ou ler o conteúdo transcrito logo abaixo. Você escolhe a melhor forma, prático assim! 🙂


Opa, tudo bonzinho? Estamos aqui de novo e dessa vez é para falar de Facebook! Hoje a gente vai falar dos erros mais comuns que acontecem quando se gerencia uma página nessa rede social. Quer saber se você comete um desses erros? Então vem com a gente neste post!

O Facebook como ferramenta para empresas

Antes de começar a falar em gerenciamento de páginas no Facebook é importante dizer que essa é uma ferramenta social que nós estamos acostumados a usar para o pessoal (ver fotos de família e de amigos, interagir com eles, etc). Mas como nós estamos falando em colocar a sua marca no Facebook as coisas ficam um pouquinho diferentes.

Muitas vezes a gente vê marcas que deram muito certo, com estratégias que funcionam super bem e que ganharam ótimos resultados usando o Facebook. No entanto, outras marcas não têm tanto sucesso assim, às vezes não conseguem engajar os fãs, e a página acaba sendo deixada de lado, fica lá parada sem nenhuma interatividade.

Isso pode acontecer por causa de pequenos deslizes que você comete sem perceber. Por isso, nós enumeramos os erros mais comuns que as empresas cometem na hora de levar sua marca para dentro do Facebook. Veja se você se identifica com algum e evite cometê-los!

Erro #1: Usar um perfil e não uma fanpage

O primeiro item da nossa lista é um erro bem comum: criar um perfil ao invés de uma fanpage, como se o seu negócio fosse uma pessoa e não uma empresa. A grande perda com essa escolha é na administração das páginas, que são totalmente diferentes.

Nas fanpages, existem dados detalhados para consultar, como relatórios de tráfego e engajamento. Além disso existem diversas funcionalidades que facilitam a administração da página. Já em um perfil, a “pegada” é mais pessoal mesmo, por isso as duas opções possuem recursos para cumprir objetivos totalmente diferentes.

Outro ponto importante é que um perfil suporta, no máximo, 5.000 pessoas adicionadas, ou seja, quando uma empresa chegar a esse limite, não será possível que mais pessoas adicionem o perfil. E se uma estratégia no Facebook dá certo, é claro que a marca de 5.000 será ultrapassada. Por isso, a fanpage é a melhor escolha.

Erro #2: Fazer SPAM em grupos para divulgar sua página

É comum a gente ver pessoas postando loucamente em grupos e colocando links em muitos grupos — muitos mesmo! Não faça isso, existe até software para esse tipo de ação, mas o excesso acaba sendo muito ruim para a imagem da sua marca. E em casos mais extremos o Facebook pode banir a página da sua empresa.

Fora isso, levar um monte de gente aleatória para a sua página não é a melhor opção, pois esses usuários não são aqueles que demonstram interesse pelos seus produtos ou serviços, logo, são pessoas com baixo potencial para realizar uma compra com você. Portanto, não faz sentido fazer spam para conseguir mais seguidores para sua marca.

  • É claro que existem estratégias eficientes para os grupos do Facebook. Por exemplo, selecionar os grupos que tenham relação com o público-alvo da sua empresa e criar publicações (sem exageros) que respondam as dúvidas daquelas pessoas ou que levem assuntos do interesse delas.

Erro #3: Não interagir ou responder comentários e mensagens

Isto é o que vai definir o sucesso da página da sua empresa. O que acontece é que muitas pessoas acreditam que só o fato de criar uma fanpage para sua empresa no Facebook já basta para expor e divulgar uma marca, “agora todo mundo está me vendo”. Mas não é bem assim.

Existe uma taxa muito pequena de pessoas que recebem organicamente as publicações da sua página, mas existe um jeito de aumentar esse número: o segredo do sucesso é fazer com que as pessoas interajam com suas postagens e com a página. Em outras palavras, é motivar as pessoas a deixarem comentários, curtirem e compartilharem o seu conteúdo.

Se isso não acontecer, ou seja, se as pessoas não se engajarem com a sua página, a sua marca e suas publicações vão ficar restritas a poucas pessoas. Um jeito de incentivar a interação é sempre responder aos comentários e mensagens e colocar CTAs (call to action) nas legendas dos seus posts.

Erro #4: Não manter uma frequência de atualização

É muito importante manter uma frequência de atualização no Facebook. Não adianta criar a página e deixá-la lá sem atualizar e só criando teia de aranha, né? O Facebook dá uma nota para sua página em relação a cada um dos seguidores e isso é o que determina se ele vai receber sua publicação ou não conforme o tempo.

Por isso, se você fica muito tempo sem atualizar sua página, quando publicar um conteúdo, fica muito difícil alcançar o mesmo número de pessoas que já conseguiu anteriormente. Por esse motivo, é importante manter um ritmo constante de publicações para que seu alcance seja cada vez maior.

Erro #5: Publicar somente posts focados em venda

Uma prática que também não é legal de fazer no Facebook é ficar publicando apenas com o intuito de vender seus produtos ou serviços. Como já falamos antes, o objetivo da rede social é justamente se relacionar e estar mais próximo do seu público, clientes ou fãs.

Então não é legal ficar somente oferecendo coisas e tentando vender, mas sim aproximar o público da sua marca e fixá-la positivamente na cabeça dele. A primeira intenção de criar uma página para sua empresa no Facebook não deve ser e vender, mas sim manter o público próximo a ela.

Erro #6: Não conhecer todos os recursos da ferramenta

Outro ponto fundamental no Facebook é conhecer a ferramenta a fundo. Você deve conhecer todos os recursos que ela tem a oferecer.

Facebook Insights

Uma das ferramentas mais legais é o Facebook Insights, que mostra um monte de relatórios e ajuda você a ter uma visão clara do que está acontecendo na sua página, o que as pessoas estão achando das publicações — se estão interagindo ou não, por exemplo.

Existem alguns alertas para quando os usuários deixam mensagens e dá para visualizar tudo por lá. Os relatórios são tão ricos que ajudam a pensar em direcionamentos para os próximos posts e estratégias. Por isso, é bem importante dominar o Facebook Insights e ter o costume de olhar todos os dias.

Agendamento de publicações

Outro recurso muito importante no Facebook é a possibilidade de agendar as suas publicações. Ele vai te ajudar muito no dia a dia porque você consegue deixar programado uma série de posts para que eles sejam publicados automaticamente conforme o seu cronograma.

Logo, você não precisa esquentar a cabeça com o conflito de compromissos. Por exemplo, deixar de postar no fim de semana ou em horários da semana em que você estaria ocupado.

Prioridades do Facebook

Outra coisa que você precisa estar sempre antenado é com o tamanho das imagens, porque isso o Facebook está sempre mudando. Para que as imagens estejam no tamanho correto e seja possível visualizar todas as informações contidas nela, é preciso que o formato esteja certo.

Além disso, os tipos de post no Facebook têm pesos diferentes. Alguns são considerados mais importantes, como imagens e links. Por exemplo: publicações com imagens são mais relevantes do que publicações somente com texto. E isso não é à toa; é um critério com base no comportamento das pessoas: os usuários preferem olhar uma imagem a ler um texto.

Viu como é importante dominar entender a fundo sobre o Facebook? Você precisa conhecer os recursos, entender como a ferramenta funciona e saber o que gera mais resultados para criar estratégias e saber o que postar e como agir nessa rede social.

Erro #7: Não ter um perfil completo

Você precisa preencher a fan page da sua empresa com o máximo de informações que conseguir. Esse é um erro bem comum: as empresas não colocam informações suficientes. O resultado disso é que se uma pessoa interessada em seus produtos ou serviços acha a sua página no Facebook, ela acaba perdendo o interesse porque não encontra mais informações sobre a sua marca.

Tem que ter o site, endereço, telefone e outros contatos, descrição…ou seja, quanto mais completo for o perfil, melhor. Porque a sua intenção não é só ganhar mais curtidas nas páginas mas também tentar converter seus seguidores em clientes.

Também é importante dar um “ar” mais profissional para a sua página. Criar um avatar, uma imagem de capa, algo que mostre a identidade visual da sua empresa. As próprias imagens do post podem carregar o visual e a linguagem da sua marca. É como uma assinatura: facilite a identificação da sua empresa para as pessoas.

Erro #8: Não ter um público-alvo estabelecido

Este é um dos mais graves na nossa opinião: não saber qual o público você quer atingir. Esse tipo de erro pode prejudicar as suas publicações e a própria postura da sua empresa no Facebook.

É importante conhecer seu público-alvo para adaptar a linguagem, a abordagem, o visual das imagens, enfim, sempre pensar em “para quem estou direcionando este conteúdo”.

Um jeito de tornar isso mais claro é através da criação de personas. Não só a brand persona (para saber que postura adotar para sua marca) como também a buyer persona (para identificar quem é a pessoa que sua empresa quer alcançar).

Basicamente, personas são fichas nas quais você coloca informações específicas, como: sexo, estado civil, profissão e salário, idade, do que essa pessoa gosta, do que ela não gosta, quais seus interesses, etc.

Para quem é fã de RPG aí, é quase como uma ficha de personagem, com todas as características dele. É isso que você vai fazer com o público que quer atingir, então na hora de criar um conteúdo fica mais fácil se expressar do jeito certo para impactar essas pessoas.

Erro #9: Considerar o horário “nobre” como verdade absoluta

Este é um erro polêmico. As pessoas gostam de dizer que existem horários nobres no Facebook. E realmente existem alguns horários que as fanpages postam mais, mas será que esses horários servem para todo mundo? Ou para todos os segmentos de negócio? Com certeza não.

Cada público tem um horário diferente. O que a gente pode dizer é que a maioria das pessoas acabam acessando o Facebook nesses horários mais comuns, mas isso não significa que o seu público e a sua marca precisem seguir isso. Por isso é importante:

  • imaginar qual é o comportamento do seu público-alvo;
  • pegar informações, colher dados. Nós falamos antes do Facebook Insights, e os gráficos e dados que você acessa lá ajudam a identificar quais os melhores horários para postar em sua página.

Então a dica é: descubra o seu próprio “horário nobre”, porque pode ser que ele não seja o mesmo que os das outras empresas.

Erro #10: Não investir em Facebook Ads

E por último, para finalizar essa lista, um erro muito grave: não acreditar no Facebook Ads. Tem muita gente que acha essa é só mais uma maneira de gastar dinheiro.

O Facebook Ads é fundamental para ajudar no engajamento da página da sua empresa e a resistência quanto a esse investimento está acabando, já que não é mais possível engajar a mesma quantidade de pessoas organicamente como acontecia há alguns anos. Agora, para aparecer tem que investir, infelizmente a realidade é essa.

Conclusão

Esses foram os 10 piores erros no gerenciamento de páginas no Facebook que a gente selecionou. Claro que não quer dizer que sejam os únicos, mas são os mais comuns.

Se você tiver algo para complementar, como outro erro que você observa que acontece bastante, é só deixar nos comentários.

Mateada

Como divulgar minha empresa na internet? Veja 7 dicas de marketing digital

Como divulgar minha empresa na internet? Veja 7 dicas de marketing digital

A internet se tornou indispensável na vida das pessoas, assim como para as empresas de qualquer segmento. Isso porque os recursos de marketing que temos disponíveis hoje são aliados, principalmente, das pequenas e médias empresas.

Por isso é importante que você conheça as principais estratégias de divulgação com marketing digital e como aproveitá-las da melhor forma possível para o seu negócio. Acompanhe comigo as dicas de como divulgar sua empresa na internet!

1 – Comece com um bom planejamento

Antes de partir para qualquer tipo de divulgação é indispensável que você faça um bom planejamento para servir de guia para as ações de marketing da sua empresa. Um bom planejamento precisa ter pelo menos esses 4 itens:

  • Público-alvo: defina quem são as pessoas que sua empresa quer atingir, quais as características do público com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços. Isso faz com que seus esforços em marketing digital tenham mais chances de conversão.
  • Persona: depois de criar o público-alvo você deve criar uma buyer persona, que é uma ficha com os dados de uma pessoa específica, criada por você, que representa aquele cliente ideal para sua empresa. Assim fica muito mais fácil visualizar para quem sua você quer vender.
  • Objetivos e metas: defina qual é o objetivo principal da sua empresa e com base nisso trace várias metas necessárias para alcançá-lo. Somente assim você consegue escolher o caminho mais assertivo e criar estratégias mais claras.
  • Identidade da marca: esse pode ser o mais trabalhoso pois envolve toda a comunicação que sua empresa irá utilizar para interagir com o público, desde a identidade visual até o posicionamento no mercado. Ter uma identidade própria é o que vai fixar sua marca na cabeça das pessoas.
  • Análise SWOT: recurso muito usado no planejamento porque é um mapeamento do cenário interno e externo da sua empresa, reunindo aspectos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para aprender a montar a sua, veja nosso conteúdo sobre Análise SWOT: tudo o que você precisa saber para montar a sua.

Deu para perceber como o planejamento é importante para guiar os passos da sua empresa? Com ele você consegue identificar para quem direcionar as suas ações de divulgação, o que sua empresa quer alcançar, como ela quer ser vista pelos outros e muito mais.

Depois de ter um bom planejamento como guia, é hora de partir para as possibilidades de divulgação dos seu negócio na internet.

2 – Tenha um Blog

A minha primeira dica tem tudo a ver com Marketing de Conteúdo. E se você ainda não conhece essa estratégia, saiba que ela ficou muito popular justamente por sua proposta de pensar menos como vendedor e se focar mais nas necessidades do consumidor.

Logo, todas as estratégias de Marketing de Conteúdo têm o objetivo de atrair o interesse do público com conteúdos. E “atrair o interesse” é justamente o que você quer para sua empresa!

Por isso que vou falar nesse tópico como ter um blog pode ajudar na divulgação do seu negócio, já que ele é um dos canais mais eficientes para esse tipo de estratégia.

  • Atração de público através de conteúdo: o blog é um dos melhores canais para atrair mais público para sua empresa já que os conteúdos publicados alcançam o público que faz buscas no Google.
    Quando a gente quer se informar mais sobre determinado assunto, geralmente vamos buscar por isso no Google. E você já reparou que grande parte dos resultados são páginas de blogs? Esse é o motivo de tanto potencial para atrair visitantes.
  • Reconhecimento do público: consequentemente, quando alguém lê as publicações do blog da sua empresa, aos poucos essa pessoa está, também, tomando conhecimento da existência da sua marca, produtos ou serviços.
  • Bom para mostrar autoridade no assunto: outro fator que conta para a divulgação da sua empresa é que ter um blog é uma grande oportunidade para mostrar a autoridade que sua empresa têm no que ela faz.
    Através de conteúdos com temas relacionados ao seu segmento, sua empresa consegue passar conhecimento para o público. Isso vai fazer com que as pessoas tenham a sua marca como referência no assunto e lembrem dela sempre que precisarem.
  • Mais páginas para o Google indexar: como você já viu neste tópico, aparecer nos resultados do Google é bom para divulgação da sua empresa. Com um blog, pense que você terá mais páginas da sua empresa indexadas no Google. Ou seja, são mais chances de aparecer nas buscas dos usuários.

Antes de passar para o próximo tópico, indico o Guia Completo sobre Marketing de Conteúdo para Empresas para te ajudar a entender mais sobre todas as possibilidades do Marketing de Conteúdo, quais são os outros canais usados além dos blogs e o que você pode esperar de resultados!

3 – Melhore seu SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas que otimizam suas páginas para que elas sejam encontradas facilmente pelos mecanismos de busca, como o Google. E eu já falei sobre a importância de aparecer nas buscas do Google para a divulgação da sua empresa, certo?

Com isso e mente, olha só o que dá para fazer com SEO, tanto para seu site como para o blog:

  • Palavras-chave: é importante realizar uma pesquisa de palavras-chave para entender o que seu público-alvo está buscando. Assim você tem uma boa base para criar conteúdos que sejam atraentes e façam sentido para essas pessoas.
  • Conteúdo do site: textos bem escritos e de fácil entendimento e legibilidade para o seu público. Pense sempre em responder as dúvidas do público da melhor maneira possível.
  • HTML: formatar os conteúdos das suas páginas com títulos (H1, H2 e H3), titles, meta descriptions, HTML semântico e outros.
  • Tempo de carregamento: os sites que carregam mais rápido agradam mais ao público. Por isso que o cuidado com tamanho de imagens, quantidade de informação que o seu servidor suporta e outros contam muito quanto ao SEO.
  • URLs: procure sempre deixar as URLs das suas páginas mais amigáveis aos usuários, ou seja, mais legíveis e menos extensas.
  • Linkagens: colocar links nos conteúdos do seu site ou blog ajudam a aumentar a relevâncias das suas páginas para o Google. Você pode fazer tanto linkagens internas (relacionar um conteúdo ao outro) como receber linkagens externas (indicações).

Com essas práticas de SEO aliadas aos conteúdos bem escritos no seu site e no seu blog a chances da sua empresa aparecer no Google ficam muito maiores. E quando uma marca está nas primeiras páginas dos resultados de busca é claro que ela está sendo muito bem divulgada!

4 – Use as Redes Sociais

É claro que as redes sociais não poderiam faltar aqui nas dicas, pois grande parte do público-alvo da sua empresa está presente em alguma das mais populares (Facebook, Instagram Twitter, LinkedIn e outras).

Provavelmente sua empresa já tenha perfil em uma rede social ou até mais. Porém, será que você está aproveitando todo o potencial das redes sociais para divulgação de uma marca? É possível fazer muito mais do que somente publicar sobre seus produtos ou serviços. Veja:

  • Alimentar seus perfis com conteúdos do blog: um dos motivos que levam empresas ao abandono das redes sociais é não ter variedade do que publicar, o que é desinteressante para o público. Com um blog ativo você sempre terá assuntos da sua empresa para divulgar nas redes sociais dela.
  • Postar regularmente: postar todos os dias conta a favor para a divulgação da sua marca porque assim seu perfil vai sempre ter algum conteúdo rodando entre os usuários e seguidores.
  • Usar como canal de atendimento ao cliente: ter mais de um meio para se comunicar com seus possíveis clientes é muito bom para expandir as possibilidades de uma pessoa entrar em contato com sua empresa. E as redes sociais são ótimas como canal de atendimento.
  • Impulsionar publicações: principalmente para empresas com poucos seguidores nas redes sociais, essa possibilidade é muito válida. Mesmo com um investimento baixo por publicação o alcance aumenta consideravelmente e atrai mais público para os perfis do seu negócio ou para o site/blog.
  • Aproveitar todos recursos de cada rede social: por fim, aproveite os recursos de cada rede social para ajudar a divulgar sua empresa. Por exemplo os grupos no Facebook, que são ótimos para interagir com o público-alvo do seu negócio.

Mas para entender melhor o que é possível fazer em cada rede social para divulgar a sua marca eu indico o texto sobre como criar conteúdo para redes sociais, que fala sobre os principais recursos de cada plataforma.

5 – Invista em Links Patrocinados

Um jeito mais rápido e direto de divulgar a sua empresa na internet é através de links patrocinados. Você investe um determinado valor para que seus anúncios sejam entregues ao público que você escolher através das ferramentas de segmentação.

E para ter uma noção de como essa estratégia é boa para divulgação da sua empresa na internet, é possível anunciar em diversos site populares, como: no buscador do Google e sites parceiros com o Google Ads, no Facebook e Instagram com o Facebook Business Manager, em aplicativos de celular como o Waze e outros.

Além da divulgação, o investimento em links patrocinados vale a pena por:

  • Valores flexíveis e resultados mensuráveis: os valores investidos em anúncios é você quem decide. Além disso é possível alterar as campanhas quando os resultados não forem satisfatórios e isso leva mais segurança para os anunciantes.
  • Resultados a curto prazo: ter um blog, investir em SEO e movimentar as redes sociais são formas de divulgação que alavancam sua empresa com o tempo. Enquanto isso, você pode investir em links patrocinados para ter resultados em menos tempo e apoiar as demais estratégias.
  • Um jeito rápido de aparecer no Google para quem está começando: conquistar um bom posicionamento na primeira página de resultados do Google não é uma tarefa fácil, principalmente para novas empresas na internet. Mas com o Google Ads você consegue investir em links patrocinados para aparecer melhor posicionado, assim:
    • Alcançar o público nas redes sociais: outra possibilidade muito usada em links patrocinados é anunciar nas redes sociais, com público segmentado de acordo com dados e características que você escolher. A plataforma mais conhecida é o Facebook Ads.
  • 6 – Mande e-mails

    O e-mail também faz parte do nosso dia a dia, principalmente de quem trabalha em frente ao computador. Por isso que ignorar o e-mail marketing não é uma boa escolha. Você pode começar uma estratégia de e-mail com sua lista de contatos adquiridos em cadastros no e-commerce, nos formulários do site, nas landing pages e outros.

    Mas o que enviar para meus contatos? Existe vários tipos de e-mail com conteúdos e propostas diferentes para divulgação, alguns deles:

    • Promocional: é o mais utilizado por empresas, pois mostra ofertas e novidades dos seus produtos ou serviços.
    • Informativo: fornece informações que possam ser de interesse para seus contatos, como dicas, material educativo, novidades e outros.
    • Transacional: é aquele e-mail de confirmação que o cliente recebe quando realiza alguma ação no seu site (compra, mudança de senha, cadastro para receber algum material, etc).
    • Boas-vindas: sempre que sua empresa recebe um novo contato de e-mail é interessante mandar um conteúdo de boas-vindas, que apresente, brevemente, a sua empresa.
    • Comemorativos: estes são focado em datas especiais, como o Natal, por exemplo. Podem ser conteúdos desejando felicidades, ações e promoções especiais, curiosidades sobre a data e outros.
    • Newsletter: podemos comparar com um “jornal online” que as pessoas interessadas se inscrevem em uma landing page da sua empresa para recebê-lo frequentemente.

    Mas cuidado, enviar um volume muito alto de emails para as pessoas com conteúdos que não sejam do interesse delas pode fazer com que elas coloquem o contato da sua empresa no “spam”. Por isso é importante segmentar a sua base usando alguma ferramenta como RDStation, Dinamize ou Hubspot.

    Além disso, outra prática negativa é comprar uma base de e-mails, já que os contatos não serão pessoas interessadas em seus serviços e produtos, o que faz esse investimento ser desnecessário.

    • Dica extra sobre automação: o e-mail marketing ficou muito mais eficiente com essa tecnologia, pois a automação facilita todo o processo de envio de email, segmentação de público e escolha do conteúdo certo para pessoa certa. Se você já tem uma base grande de contatos, investir em automação é o ideal.

    7 – Esteja presente nas buscas locais

    E para finalizar as dicas, esse é especialmente para os serviços e comércios locais. Sabe quando pesquisamos por “restaurante perto” e aparece aqueles resultados com localização no mapa, horário comercial, avaliações, cardápio e outras informações? Isso são os resultados das buscas locais, ou local search.

Esse tipo de busca no Google é muito bom para a divulgação do seu negócio, principalmente porque ela vai aparecer diretamente para os seus potenciais clientes. Mas para estar presente nas buscas locais é preciso cadastrar a sua empresa no Google Maps.

Por isso já deixo aqui o conteúdo“Como colocar a sua empresa no Google Maps” para você ter o passo a passo e colocar a sua agora mesmo.

Além do Google, também é bom cadastrar seu negócio em sites e apps de avaliação e sugestão de estabelecimentos comerciais, como:

  • TripAdvisor: site relacionado ao turismo com o objetivo de reunir informações e conteúdos para pessoas que querem viajar.
  • Yelp: site que reúne informações e avaliações sobre estabelecimentos comerciais no mundo todo.

Não é uma, não são duas, é o conjunto todo

Uma estratégia sozinha tem o seu próprio potencial, mas em conjunto é como uma “união de forças”, todas as possibilidades usadas a favor do seu negócio. Logo, minha sugestão para encerrar o conteúdo de hoje é: não escolha uma, nem duas, tente usar todas as estratégias que vão te ajudar a crescer.

Mateada

Como fazer pesquisa de palavras-chave?

Como fazer pesquisa de palavras-chave?

Todos os dias, mais de 2,3 milhões de buscas são feitas no Google em apenas um segundo*! Então imagine que, para cada intenção de busca de um usuário, muitos termos variados são usados.

E para tentar atingir o maior número de termos buscados é que existem as palavras-chave. Ou seja, elas são as responsáveis por unir a busca de um usuário ao seu conteúdo de site, blog, vlog, rede social, e-commerce e outros.

Mas elas são muito mais que isso e poucas as pessoas percebem que analisando uma ou mais palavras-chave é possível guiar decisões e achar oportunidades quanto ao marketing digital do seu negócio, como:

  • Possíveis caminhos para seguir dentro de uma estratégia;
  • Assuntos de interesse da buyer persona da sua marca;
  • Buscas que valem mais a pena o seu investimento;
  • Buscas com carência de conteúdos atraentes;
  • Oportunidades de ranqueamento;
  • Outros.

E para aproveitar todas as oportunidades que envolvem uma palavra-chave, é preciso que uma boa pesquisa e seleção de termos seja realizada. Então, hoje vou mostrar um passo a passo cheio de dicas e ferramentas para você realizar uma pesquisa completa!

1 – Faça um brainstorm

Antes de começar uma pesquisa de palavras-chave várias ideias já estão pipocando em nossas cabeças. O primeiro passo é desenvolver mais estas ideias para que elas não fiquem restritas a um primeiro pensamento.

Então, tire um tempo e faça um brainstorm — pode ser sozinho ou com sua equipe — para reunir termos de busca que você acha que podem ser interessantes tanto para o SEO, marketing de conteúdo ou links patrocinados da sua empresa.

Outra prática essencial é perguntar para algumas pessoas “como você procuraria no Google por esse produto ou serviço?”. Pergunte isso para um colaborador, fornecedor, colega, amigo e outros. As respostas podem render termos que você nem tinha pensado ainda.

Não deixe nada escapar, liste todas as suas ideias em um papel, tabela do Excel ou em um documento do Word mesmo. Após isso, vamos para o segundo passo.

2 – Use as ferramentas gratuitas do Google

Agora sim vamos aprofundar nossa pesquisa com informações fornecidas pelo próprio Google quanto às buscas feitas pelos usuários. Para começar, teste as ferramentas do próprio Google, que são duas sugestões:

Campo de pesquisa do Google

Essa não é bem uma ferramenta, mas é um lugar tão óbvio para pesquisar que muita gente — inclusive eu, algum tempo atrás — acaba não percebendo. No próprio Google, quando você digita algum termo no seu campo de pesquisa, já sugere as palavras-chave relacionadas com a sua intenção de busca. Veja:

Eu trouxe esse exemplo bem simples, onde digitei na busca a palavra-chave “chocolate é bom”. Perceba a quantidade de outros termos que o Google sugeriu, baseado na minha intenção de busca. Se eu tivesse uma loja de chocolates (que infelizmente eu não tenho), já saberia mais de cinco assuntos que poderiam gerar um conteúdo atraente para o blog da marca, por exemplo.

Planejador de palavras-chave do Google

Como o buscador mais usado é o Google, nada melhor do que usar a própria ferramenta dele para pesquisar palavras-chave. Como diria Neil Patel, são dados tirados direto da fonte.

Para usar este planejador, basta ter uma conta corporativa no Google. O interessante é que apenas colocando o endereço de uma página — sua ou do concorrente — na ferramenta, ela já sugere palavras-chave relacionadas.

O planejador de Google pode ser usado para fazer uma pesquisa simples, como sugestões de termos, porém ele oferece dados muito mais completos para que diferentes análises sejam feitas. Alguns deles:

  • Volume e tendências;
  • Valor de cada palavra-chave (para o caso de links patrocinados);
  • Direcionamento (pesquisa em um país específico, por exemplo);
  • Entre outros.

O planejador está dentro do Google AdWords, ou seja, é uma opção de pesquisa mais voltada para links patrocinados, inclusive as informações fornecidas sobre cada palavra-chave. Mesmo assim, é uma fonte rica para qualquer outra estratégia dentro do marketing digital.

3 – Teste outras ferramentas

Agora que você já sabe que usar as opções do próprio Google são essenciais, teste outras ferramentas para complementar as informações da sua pesquisa de palavras-chave. Algumas sugestões:

UberSuggest

o UberSuggest é uma ferramenta gratuita e bastante usada por sua praticidade, já que não é preciso ter uma conta ou login para poder usá-la. Além das sugestões de palavras-chave, ela também proporciona uma visão geral sobre as buscas, como: volume, sazonalidade, custo por clique e vários outros.

Perceba que há uma opção de “Keyword Suggestions” onde você pode selecionar se quer ver os resultados puxados das sugestões do Google ou do planejador dele, que são as nossas primeiras dicas neste tópico.

Isso é muito legal porque você pode escolher se quer pesquisar as sugestões de palavras-chave direto no campo de busca do Google ou pelo Ubersuggest, já que os resultados serão da mesma fonte.

Keyword Tools

O Keyword Tools é uma ferramenta que busca as palavras-chave do Google, Youtube, Bing, Amazon, eBay e App Store. Basta escolher a opção baseado na finalidade da sua pesquisa (se é para seu blog, canal de vídeos, e-commerce e outros).

Para usá-la gratuitamente não é necessário ter um login no site, apenas digitar a palavra-chave que você pensou e a ferramenta irá te dar uma lista de sugestões relacionadas com mais de 750 temos buscados.

Como você percebeu, algumas informações permanecem bloqueadas na pesquisa gratuita. Para ter acesso aos dados mais completos de cada palavra, é preciso criar uma conta e assinar um dos planos da ferramenta.

SEMrush

A SEMrush é um serviço pago mas que disponibiliza um limite que você pode usar gratuitamente. O legal dessa opção é o conjunto de ferramentas que servem para análise de vários dados referentes às suas páginas, incluindo palavras-chave.

A ferramenta deles mostra sugestões de termos com o mesmo objetivo e também os relacionados. Além disso, a SEMrush disponibiliza dados mais completos sobre cada palavra, como:

  • Volume de pesquisa orgânica;
  • Volume de pesquisa paga;
  • Tendência da palavra-chave;
  • Distribuição de custo por clique;
  • Sites ranqueados para a palavra-chave;
  • Dificuldade de classificação;
  • Quantidades de conteúdos anexados.

Mas o diferencial da ferramenta é poder colocar as páginas dos seus concorrentes para ter as mesmas informações listadas acima, inclusive quais são as palavras-chave mais usadas e quais tiveram melhor desempenho.

4 – Selecione as melhores palavras-chave

Para começar a seleção, tenha em mente seu público-alvo e, mais específico ainda, sua persona. Saber quem você quer alcançar é inestimável para que as palavras-chave sejam escolhidas corretamente conforme a intenção de um usuário.

Comece pensando no seu funil de conversão. A sua pesquisa de palavras-chave é direcionada para qual das etapas? Com essa resposta, você já consegue eliminar alguns termos de busca que não seriam efetivos para o seu objetivo.

  • Exemplo: um usuário que busque por “o que é impressão digital” provavelmente está no topo do funil, ainda buscando mais informações sobre o serviço. Porém, aqueles que procuram por “impressão digital em São Paulo” estão propensos a fechar com um serviço, ou seja, fundo de funil.

Após definir quais intenções de busca você quer alcançar com suas palavras-chave, começamos a usar alguns critérios para fazer uma seleção mais refinada. Aqui, trouxe os mais usados:

Volume de busca

Com o volume de busca, você consegue saber quais as palavras-chave que são populares nas pesquisas. Essa é a definição mais simplificada da coisa toda, já que escolher a palavra-chave com o volume maior não quer dizer que a decisão será efetiva.

Para decidir quais volumes são os melhores para sua estratégia, eu vou te apresentar dois conceitos que vão ajudar muito nessa escolha:

  • Palavras-chave head tail: essas são as palavras-chave que reúnem um número bem grande de buscas e por isso acabam sendo mais genéricas. Para conseguir um bom posicionamento nos buscadores com palavras-chave head tail, é preciso de estratégias mais complexas e muito esforço. É claro que se esse objetivo for alcançado, suas páginas e publicações conquistam muito mais tráfego diário.
  • Palavras-chave long tail: também chamadas cauda longa, são as palavras-chave com um volume de busca menor e que costumam ser mais específicas. Por isso, a long tail costuma ter menos concorrência e facilita sua estratégia para ranquear uma página no buscador, além de atingir em cheio seu público-alvo. Um bom jeito de aproveitar as palavras-chave com menos volume é selecionar várias delas para produzir mais conteúdo.

Tendência

Analisar as tendências dos assuntos mais buscados é uma maneira de escolher as palavras-chaves mais relevantes para o momento e que tenham relação com o segmento do seu negócio, o que é muito importante, principalmente, para o marketing de conteúdo.

Para isso, a minha primeira sugestão aqui é o Google Trends. Com ela você consegue saber quais são os assuntos mais falados atualmente assim como verificar temas sazonais, como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, etc.

Conferir as tendências também é um jeito bem efetivo de criar um cronograma de conteúdos já que você vai conseguir antever o que seu público irá buscar em uma data específica e já produzir e programar a publicação de um conteúdo para aproveitar a oportunidade.

  • Curiosidade: Dentro do próprio Trends você vai achar uma opção bem curiosa, que é o Hot Trends. Lá, é possível escolher um país (ou deixar como mundialmente) e acompanhar ao vivo as palavras-chave mais buscadas.
  • Dica: analisar tendências também é válido se você investe em links patrocinados ou pretende fazer isso no futuro. Assim você consegue saber exatamente qual o tipo de palavras-chave e o conteúdo envolvendo elas terá mais buscas para datas específicas.

Custo por clique

Aproveitando que falei em links patrocinados ali em cima, trago mais um critério que pode ser usado para seleção de palavras-chave se a sua intenção é investir em anúncios. Para escolher a palavra-chave mais adequada com o seu anúncio, verifique também o custo por clique (CPC).

Assim é mais fácil chegar a uma conclusão sobre qual termo vale mais o custo x benefício. Palavras mais disputadas costumam ter um custo muito mais alto e podem não levar vantagens para negócios que estão começando ou que ainda são pequenos.

KEI

Para finalizar as sugestões, trago para vocês um cálculo bem simples: o KEI (keyword efficiency index ou índice de eficiência de palavras-chave). Veja:

Apesar de ser um recurso pouco usado atualmente, o resultado serve para você ter uma noção de qual é a dificuldade para conseguir um bom posicionamento para cada palavra-chave.

O volume de busca de uma palavra-chave você já sabe onde conseguir já que qualquer uma das ferramentas que eu falei aqui mostra esse dado. Agora, uma maneira bem prática e rápida de saber a quantidade de resultados é colocando a palavra-chave no buscador do Google:

Conclusão: toda informação é válida

Para que as palavras-chave sejam efetivas em qualquer uma de suas estratégias, principalmente SEO, marketing de conteúdo e links patrocinados, é indispensável as pesquisas utilizando as ferramentas e meios disponíveis para você.

Quando sabemos onde procurar e como selecionar as palavras-chave, fica muito mais fácil entregar conteúdo atraente para o seu público e alcançar um posicionamento melhor para seu site, blog ou e-commerce.

E agora que você já sabe como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, a minha sugestão é que você continue procurando mais sobre esse assunto e relacionados, já que tem bastante conteúdo que pode ajudar muito em seu marketing digital.

Referência dos dados:
https://www.impacta.com.br/blog/2016/03/28/9-fatos-que-mostram-o-tamanho-das-buscas-no-google/